sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Reflexões sobre o futuro da energia

Recentemente recebi um email da Lucila com uma reflexão muito interessante sobre a indústria de petróleo e o mercado de trabalho.E decidi passar essa reflexão para frente, então resolvi simplesmente postar na íntegra o email dela (depois de pedir permissão, é claro) porque acho que com o nosso dia a dia agitado esquecemos de parar e pensar de vez em quando.

"Sabe, quando eu falo que quero trabalhar na indústria de petróleo e gás, muita gente me lança aquele olhar de "você é o demônio e é por causa de pessoas como você o mundo vai continuar aquecendo e vamos todos morrer".

Para essas pessoas eu tenho vontade de lembrar que, sem gás, a Europa inteira passaria frio até arrumar outra solução pra dependência que eles tem desse hidrocarboneto e, pior, sem petróleo, a maior parte das coisas que a gente tem também não existiria, visto que plástico e outros produtos de uso diário são feito a partir de petróleo.

Além disso, eu acho que, por mais que queiramos mudar para fontes de energias sustentáveis e menos poluentes, não é possível que essa transição seja feita imediatamente no mundo todo. É fato que ainda vai demorar várias décadas até que o mundo (e isso é um grande se, na verdade) tenha substituído completamente as fontes de energia mais poluentes.

Mas também é fato de petróleo e gás não são renováveis e, se a gente não fizer uma transição para outras formas de energia, um dia eles vão acabar e estaremos com um grande problema.


Daí eu recebi esse vídeo. É genial!
Sabe, se isso fosse utilizado em larga escala, continuaríamos precisando de petróleo e seus derivados, mas basicamente para produção de outras coisas que não combustíveis e daí, com a decomposição do plástico (que, convenhamos, não tem utilização quando é jogado fora e e demora muitos anos para de se decompor) obteríamos combustíveis.

Assim, seria um consumo de petróleo mais regrado e ecofriendly. Se aliarmos isso à práticas sustentáveis de extração, faria uma grande diferença no meio-ambiente e, quem sabe, tiraria um pouco da pressão imediata para a descoberta e aperfeiçoamento de fontes renováveis de energia." 
Lucila Penteado Lunardi

A Lucila é alumna da AIESEC USP e quando entrou no primeiro processo seletivo de 2008 já queria viajar. Enquanto procurava por vagas, trabalhou no projeto Horizontes e acabou fazendo dois intercâmbios, um na Áustria e outro na Alemanha. Ela vai começar nesse mês um mestrado focado em gerenciamento de empresas do ramo de petróleo e gás em Aberdeen, na Escócia.

Será que como AIESECos conseguimos formar a rede de networking e sermos pessoas responsáveis, agentes de mudança que estamos nos propondo? É possível ter impacto fazendo intercâmbios corporativos? Bem perguntem para a Lucila, ela sabe "what she is looking foward to".

Um comentário:

  1. Sensacional esse post!!!!
    Esse é um exemplo como quando nós queremos realmente causar uma mudança, basta nos movimentarmos para isso, como aconteceu com essa descoberta dos japoneses!!
    E o que dirá de nós, AIESECos, que temos nossos valores, e temos como certo nosso objetivo de causar um impacto?

    ResponderExcluir